Por que as ações da Pfizer são uma fantástica oportunidade de recuperação no setor farmacêutico

Publicidade

 

2023 foi um ótimo ano para as ações em geral, mas não para todas. As ações da Pfizer (NYSE: PFE) caíram enquanto o mercado estava obcecado com os chamados “Sete Magníficos” e com a nova tendência em medicamentos para perda de peso. Agora, porém, é um novo ano e os investidores têm a oportunidade de comprar ações da Pfizer a um preço absurdamente baixo.

Publicidade

Esteja você interessado em valor, dividendos ou histórias de recuperação promissoras, a Pfizer deve estar na sua lista de observação. Se não agir logo, você se arrependerá de não ter aproveitado a oportunidade de possuir ações da Pfizer quando ainda estavam baratas e colherá dividendos trimestrais ao longo do caminho.

Um ano difícil para as ações da Pfizer

É seguro dizer que 2023 não foi um grande ano para a Pfizer e os seus fiéis acionistas. As ações da Pfizer caíram quase continuamente ao longo do ano. Além disso, após vários trimestres lucrativos consecutivos em que a Pfizer superou as estimativas de lucro por ação de Wall Street, a empresa relatou um terceiro trimestre não lucrativo de 2023 com uma estimativa de lucro por ação perdida.

É uma pílula difícil de engolir, sem dúvida. Por outro lado, existem alguns pontos positivos que podem ser encontrados aqui. Primeiro, depois de uma queda tão dolorosa no preço das ações, o índice P/E GAAP dos últimos 12 meses da Pfizer é muito razoável em 15,65x. Metade da relação P/L mediana do setor de 32,94x.

Publicidade

Além disso, a Pfizer paga um incrível rendimento de dividendos futuros de 5,77%, em comparação com o rendimento médio do setor de saúde de cerca de 1,5%. Como resultado, as ações da PFE devem ser do interesse tanto dos caçadores de valor quanto dos investidores de renda passiva.

Além disso, a Pfizer tem um rico pipeline fora dos medicamentos para obesidade. Digno de nota é a divisão de oncologia da Pfizer, que cresceu significativamente quando a empresa adquiriu a Seagen. Com acesso aos ativos de combate ao cancro da Seagen, a Pfizer pode aumentar o seu potencial de geração de receitas, ao mesmo tempo que combate doenças mortais.

Pfizer jogará para vencer no mercado de medicamentos para obesidade

É louvável que a Pfizer esteja a trabalhar diligentemente para combater o cancro. No entanto, a administração da Pfizer sabe que a empresa também terá de competir no mercado de medicamentos para obesidade. O mercado está aquecido neste momento e a Pfizer não pode facilmente ficar para trás.

A Pfizer conseguirá alcançar a Novo Nordisk (NVO: NYSE), desenvolvedora do Ozempic, na categoria de medicamentos para perda de peso? O CEO da Pfizer, Albert Bourla, não perdeu as esperanças.

“A posição da Pfizer é que acreditamos que a obesidade é uma área onde temos a capacidade de jogar e vencer. Então teremos que jogar”, garantiu Bourla recentemente. É uma afirmação ousada, pois não será fácil para a Pfizer alcançar a Novo Nordisk neste nicho do sector farmacêutico.

Mas então, talvez o bolo seja grande o suficiente para que mais de uma farmacêutica fique com uma fatia importante. De acordo com Bourla (por Reuters), “algumas estimativas para o eventual tamanho do mercado da obesidade chegaram a US$ 150 bilhões por ano”. Portanto, se a procura de medicamentos contra a obesidade exceder a oferta disponível em 2024, poderá haver espaço para mais vencedores, incluindo a Pfizer.

As ações da Pfizer estão prestes a virar a esquina

A Pfizer não foi notícia de forma consistente no ano passado. No entanto, a empresa manteve um pipeline robusto de medicamentos e está agora bem posicionada para intensificar a sua luta contra o cancro.

Além disso, a Pfizer nunca deixou de recompensar os seus leais accionistas com dividendos generosos, e a empresa poderá tornar-se um forte concorrente no mercado de medicamentos para perda de peso.