Os investidores que desejam investir em bitcoin agora podem fazê-lo por meio de produtos negociados em bolsa (ETPs), já que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovou os primeiros ETPs de bitcoin à vista na quarta-feira.

Marca o fim de uma luta de 10 anos para obter a aprovação de tais produtos e o início de uma nova era para os investidores, uma vez que agora podem investir diretamente em bitcoin através destes ETPs, que são negociados como ações ou ETFs. Isso ocorre porque esses ETPs mantêm o bitcoin como ativo subjacente, de modo que o investidor não possui o bitcoin nesses produtos. No entanto, os investidores podem ganhar ou perder com os movimentos de preços dos activos subjacentes.

Anteriormente, os investidores só podiam investir em bitcoin comprando algum diretamente ou através de fundos nos quais investiam futuros de bitcoin ou derivativos de bitcoin.

Onze fundos aprovados

Nesta primeira série de aprovações, a SEC deu luz verde a 11 ETFs de bitcoin à vista, alguns dos quais de grandes gestores financeiros, como BlackRock (NYSE:BLK), ARK Invest, Franklin Resources (NYSE:BEN), Invesco (NYSE: :IVZ) e Fidelity Investments.

Os 11 ETPs de bitcoin são:

  • iShares Bitcoin Trust (NASDAQ:IBIT)
  • Confiança do Bitcoin em tons de cinza (NYSEARCA:GBTC)
  • ARK 21Shares Bitcoin ETF (NYSEAMERICAN: ARKB)
  • Bitwise Bitcoin ETP Trust (NYSEAMERICAN:BITB)
  • WisdomTree Bitcoin Trust (CBOE:BTCW)
  • Fidelity Wise Origin Bitcoin Trust (NYSEAMERICAN:FBTC)
  • VanEck Bitcoin Trust (NYSEAMERICAN:HODL)
  • ETF Invesco Galaxy Bitcoin (NYSEAMERICAN:BTCO)
  • Fundo Valkyrie Bitcoin (NASDAQ:BRRR)
  • ETF Bitcoin Hashdex (NYSEAMERICAN:DEFI)
  • ETF Franklin Bitcoin (CBOE:EZBC).

Todos esses fundos são agora negociados em suas próprias bolsas.

A SEC votou 3-2 a favor das aprovações, com o presidente Gary Gensler juntando-se a Hester Peirce e Mark Uyeda a favor. Os Comissários Caroline Crenshaw e Jaime Lizárraga votaram contra.

Desde 2018, a SEC rejeitou mais de 20 pedidos de ETPs de bitcoin à vista. No entanto, como Gensler explicou em um comunicado, as circunstâncias mudaram depois que a Grayscale processou a SEC por sua desaprovação do pedido de bitcoin à vista em 2022 e venceu.

“O Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia concluiu que a Comissão não conseguiu explicar adequadamente o seu raciocínio ao desaprovar a listagem e comercialização do ETP proposto pela Grayscale.” Gensler disse quarta-feira. “O tribunal então anulou a Ordem da Escala de Cinza e devolveu o assunto à comissão. Com base nessas circunstâncias e naquelas discutidas mais detalhadamente no pedido de aprovação, acredito que o caminho mais sustentável a seguir é aprovar a listagem e negociação dessas ações ETP de bitcoin à vista.

Com a aprovação, a Grayscale converteu seu atual Grayscale Bitcoin Trust baseado em futuros em um ETP de bitcoin à vista com o mesmo ticker.

Gensler acrescentou que este endosso não indica suporte ao bitcoin.

“Embora tenhamos aprovado a listagem e negociação de algumas ações ETP de bitcoin à vista hoje, não aprovamos ou apoiamos o bitcoin”, explicou ele. “Os investidores devem permanecer cautelosos em relação à miríade de riscos associados ao bitcoin e aos produtos cujo valor está vinculado às criptomoedas.”

O que esta aprovação significa para os investidores

Espera-se que a aprovação histórica de quarta-feira represente um ponto de viragem, pois poderá abrir portas a novos investidores institucionais e de retalho e normalizar o bitcoin como classe de ativos. Isso potencialmente abre a porta para mais ETPs de bitcoin e outros produtos criptográficos, embora Gensler tenha dito que as aprovações de quarta-feira foram “reservadas para ETPs que detêm uma mercadoria não relacionada a títulos, o bitcoin. Isto não deve de forma alguma sinalizar a vontade da Comissão de aprovar padrões de listagem para títulos de criptomoeda.”

Muitos dos ETPs aprovados reduziram suas taxas de forma introdutória, incluindo a Invesco, que está renunciando à taxa para seu novo ETP de bitcoin sobre ativos de até US$ 5 bilhões nos primeiros seis meses.

“Acreditamos firmemente que os ativos digitais têm o potencial de se tornarem uma classe de ativos transformadora e acreditamos que trazer o BTCO para um mercado totalmente transparente e regulamentado realmente ajuda a democratizar ainda mais a classe de ativos”, disse Brian Hartigan, Diretor Global de Investimentos de ETFs da Invesco.

ARK Invest, Bitwise, Fidelity e Valkyrie também estão supostamente renunciando temporariamente às suas taxas nos negócios diários dos investidores.

Não é de surpreender que o preço do bitcoin tenha subido na quinta-feira, subindo cerca de 1% no dia, para cerca de US$ 46.000.